Novas Regras em São Paulo

Pessoal, já estou atrasado com esse post, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? Vamos lá.

Irei explicar aqui o que muda com as novas regras que a prefeitura de São Paulo pretende colocar para a Uber e outros aplicativos semelhantes, e explicar porque eu acho que você não precisa se preocupar com isso.

Pontos importantes da nova lei:


  • Entra em vigor em Janeiro/2018
  • Será criado o ConduAPP, semelhante ao Condutaxi.
    • O motorista deverá ter esse ConduAPP para trabalhar, para isso deverá fazer um curso de 12 horas online e mais 4 horas presenciais, além de ter certidão negativa criminal em São Paulo.
  • Mudanças no Veículo
    • Deverá ser inspecionado pelo APP que trabalha com ele
    • O caro deverá ter boas condições higiênicas, estar em bom estado.
    • Ter no máximo 5 anos de fabricação, ou até 8 caso tenha freios ABS. 
    • Deverá ter placa da capital
    • Adesivo do aplicativo
    • seguro APP 
    • Autorização do dono do carro por escrito.

Além disso irá criar algumas regras de vestimenta, mas nada de novo que os aplicativos já não peçam.

Os maiores problemas em tudo isso, que sai mais do que já pedem hoje, são, na minha opinião, o adesivo do aplicativo que muita gente não vai gostar e a placa de capital que poderia prejudicar várias pessoas.

Mas não é a primeira vez que a prefeitura tenta colocar regras desse tipo e tanto a Uber quanto a 99 e a cabify estão com seus advogados trabalhando para derrubar isso, principalmente a regra da placa que parece ser mais fácil de derrubar por alguns problemas legais.

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37 comentários

comentários
15 de dezembro de 2017 12:00 delete

legal, e sobre a segurança dos motoristas que são assaltados todos os dias e nada muda.

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19 de dezembro de 2017 22:48 delete

Quem vai conduzir o treinamento online e presencial? Quanto vai custar este curso?

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20 de dezembro de 2017 16:00 delete

A Prefeitura vai oferecer o quê em troca de tantas exigências?
Seguro de vida?.
Seguro contra roubo?
Asfaltos melhores?
Redução de preço na compra de um carro novo ou semi-novo?
Não ela vai oferecer um bolso bem grande pra caber o dinheiro arrecadado com essas exigências.

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26 de dezembro de 2017 19:20 delete

Sou motorista do Uber e acho muito justo que possamos ser vistos como profissionais legais para trabalhar, da mesma forma que todas marcas de todos segmentos tem seus concorrente e regras a seguir, então nada mais justo do que ter mesmas regras sobre aqueles que já atuam nessa área.

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27 de dezembro de 2017 07:45 delete

Acabei de baixar o PDF com a regulamentação oficial e não encontrei nenhum trecho a respeito das vestimentas. Espero que essa regra tenha sido derrubada, não tem cabimento o Estado determinar como um cidadão pode ou não pode se vestir. Claro que não vou trabalhar de regata, bermuda e chinelo, mas também não vou usar camisa, calça e sapatos sociais, muito menos gravatas... não me visto dessa maneira no meu dia a dia, e não há ninguém que vá me obrigar a usar uma porcaria apertando meu pescoço ou um calçado ridículo e desconfortável para passar o dia no volante.
Sei que existem motoristas sem noção, mas cabe ao passageiro pesar sobre a apresentação do motorista em sua avaliação. Dessa forma já se evita de pessoas guiando por aí.
Sobre os adesivos de identificação no obrigatórios no para-brisas, o tamanho determinado no regulamento (15x15cm) é exagerado. Imagine um motorista que trabalha com 4 aplicativos diferentes (prática muito comum) ele será obrigado a perder 60cm² de visibilidade para dirigir. Além de ser um "carnaval" publicitário ridículo, isso prejudica a segurança tanto na questão de visibilidade, quanto despertando interesse em assaltantes... Além de tudo a regulamentação é muito vaga a respeito sobre o procedimento com carros alugados, na real isso é o que mais me preocupa.

Prefeito maldito!

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2 de janeiro de 2018 05:06 delete

Sou Motorista da Ubber, e concordo em ter regulamentaçâo, mas quero perguntar o seguinte, teremos cursos e certificados iguais aos dos taxissistas correto?, então na pratica estaremos cumplindo exatamente as regras da classe de taxi, e o que teremos como beneficio e direitos hoje aplicados aos taxis?,exemplo: PODER ANDAR NA FAIXA DE ONIBUS, COMPRAR CARR0 COM DESCONTO, INSENÇÃO DE YPVA, porque iremos ter que pagar taxas para ser-mos regulamentados!, a prefeitura vai arrecadar alguns milhares de reais com estas regras, e como ficamos nós trabalhadores que arriscamos nossas vidas dia e noite na cidade?

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2 de janeiro de 2018 16:14 delete

Essa Uber não está nem um pouco preocupados com os motoristas não nos dão opção de aceitar cartão ,a99 pop tem essa opção , muito melhor

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2 de janeiro de 2018 22:20 delete

Vdd amigo,sobre isso nd muda,a prefeitura pouco se importa com a nossa segurança, principalmente tendo q colocar o adesivo q vai chamar mais a atenção dos assaltantes

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3 de janeiro de 2018 07:51 delete

Sp ficou um caos com esses aplicativos de carros particulares
Transito intenso a qualquer hora do dia
Carros com placas de todo lugar...
Aeroporto de congonhas com fila dupla...até tripa

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3 de janeiro de 2018 08:51 delete

Gostaria de saber se vale só na capital, pq sou uber em guarulhos e não estou encontrando o conduapp,somente na prefeitura de São paulo

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3 de janeiro de 2018 09:22 delete

Ae uber e apps vai tomar no seus cu que vocês vao pra puta que pariu se regulamentar essa porra temos que ter mesmo direito que os taxistas andar na faixa de onibus ter ipva isento e ter desconto noa carros

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3 de janeiro de 2018 09:22 delete

Ae uber e apps vai tomar no seus cu que vocês vao pra puta que pariu se regulamentar essa porra temos que ter mesmo direito que os taxistas andar na faixa de onibus ter ipva isento e ter desconto noa carros

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3 de janeiro de 2018 09:23 delete

A Uber tem que se fuder parar de exploração.Fora Uber do caralho

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3 de janeiro de 2018 09:25 delete

Larga essa merda é para de encher os bolsos de dólares desses cornos

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3 de janeiro de 2018 14:06 delete

Quando a prefeitura oferecer um asfalto de qualidade, liberação para digirir no corredor de ônibus, desconto no IPVA e na compra de carro novo, concordo em ela exigir tudo isso dos motoristas de aplicativos. Muitos estão fazendo esse tipo de serviço para pagar as contas, pois a grande maioria ficou desempregado por causa do próprio governo. Acho que a prefeitura está querendo aumentar a arrecadação, o número de moradores de ruas e diminuir a arrecadação de quem está buscando uma oportunidade, enquanto não consegue um emprego na sua área. "Acorda Prefeito e vereadores, procurem ajudar o trabalhador e pai de família".

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3 de janeiro de 2018 18:18 delete Este comentário foi removido pelo autor.
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3 de janeiro de 2018 18:19 delete

Só obrigação nada de direitos o direto é esses donos de cooperativas de taxa que tem um monte de táxi para alugar esses sim estão na luta para acabar com os App de Mobilidade, será que a pessoa que aluga um táxi tem que ter todos os curso e obrigações?

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3 de janeiro de 2018 19:54 delete

pm certeza aqui fala um taxista pois pra vcs tudo pode agora para os uber nada

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4 de janeiro de 2018 11:45 delete

só quero saber como fazero curso só isso

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4 de janeiro de 2018 11:56 delete

Vejo várias reclamações em cima dos apps mas vejo tbm vcs esperarem de mãos no volante,choram, xingam mas ninguém é nenhum motorista faz bosta nenhuma para ser visto, então não reclama, aceita e fica quieto !!! Motoboys param são Paulo, taxista para São Paulo, motorista de ônibus param são Paulo e assim vai agora motorista de app continuam a reclamar e aceitar o fardo do desemprego, veja quantos pais de família iram fícar sem a sua renda, ajudem os grupos e pararem e a gritar para ter algo melhor, adesivo no vidro não dá! E as questões do ano dos veículos, vai pra p@#$ não ganhamos muito bem para ter um carro do ano solicitado para trabanho então DORIA quer apps bancada mostre tbm que vc se interesse por motorista bacanas pois somos escravos do trabalho!

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4 de janeiro de 2018 15:45 delete

É uma vergonha isso que estão fazendo. Todo mundo tem o direito de escolher em pagar mais barato. Taxista tudo safado a Uber veio pra ajudar com preços acessíveis. Agora essa prefeitura de merda vem inventar moda com esse monte de frescura. Vão tudo pra pqp ajudar ninguém quer agora fude todos políticos malditos

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4 de janeiro de 2018 17:57 delete

Temos que dar os parabéns aos nossos grandes politicos, conseguiram um meio de tirar proveito e a prejudicar aqueles que tentam ter uma vida digna. Obrigado secretários e prefeito por sempre pensarem em tirar vantagem.

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4 de janeiro de 2018 21:34 delete

Vamos parar São Paulo se ele continuar com estas exigências, Este prefeito é loco .

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4 de janeiro de 2018 21:41 delete

O problema e se a uber vir mais barato e mais agressivo pois os taxistas vão se ferrar porque as parcerias uber e os milhões que eles tem se quizer eles dominam o mercado nacional e ainda na capital as vezes e melhor deixar do jeito que está. Porque no futuro os taxistas vão chorar e mais na União europeia a uber foi considerado o meio de transporte imagina aqui no futuro em senhores taxistas...

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Anônimo
5 de janeiro de 2018 20:07 delete

Com certeza é um taxista mesmo, nem escrever direito sabe.

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7 de janeiro de 2018 18:34 delete

Carros com freios ABS terá até 8 anos de uso isso mesmo ?

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8 de janeiro de 2018 15:52 delete

Muitas taxas... Exigências absurdas !!
Roupa social ? Num clima tropical... logo ar condicionado ligado e gasolina gastando horrores... E valores de corridas de ate 5 reais... Ahahahahah. Bom..placas de fora estão proibidas.. vamos poder trabalhar no ABC.. ótimo.. porém as corridas tem preços inferiores...que SP !

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8 de janeiro de 2018 15:58 delete

Concordo com o comentário do Lino... Estamos apenas questionando a questão é um dia de pausa... Aqui em SP ! Pela Uber ,99 e Cabify... Um dia de prejuízo para as empresas ..e vamos ver se eles não molham o bolso do Dória.todo mundo tem seu preço !!
Alguém saberia dizer qual o nome do representante da nossa categoria.. entrar em contato e pedir explicações.. já que sai na mídia e diz que nos representa... Rs

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10 de janeiro de 2018 15:14 delete

Tenho um carro 2010/11 sandero completo em ótimas condições ..estava querendo trabalhar de Uber ..licenciado em SP com seguro e tudo mais ...sera que vou poder trabalhar ??

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13 de janeiro de 2018 10:15 delete

Bem, pelo que vejo nos comentários, prefeitura, motoristas de taxi e de uber não estão nem um pouco preocupados com o usuário. Sou usuário constante de Uber e me sinto com direito de opinar. Prefeitura só está preocupada com arrecadação. Motoristas só com custos e dificuldades. Esqueceram dos usuários. Eu uso Uber muitas vezes para ligação entre Guarulhos e SP pois é um serviço muito mais barato e normalmente com mais qualidade que o taxi comum. Minha pergunta é: com as novas regras, não é fatal que após algum tempo os motoristas de Guarulhos se recusem a fazer esse tipo de viagem pois não poderão pegar pessoas em SP e terão que voltar vazios para Guarulhos? E, como regra geral neste país, tome lá mais custo para o usuário, porque a solução será cobrar a famigerada taxa intermunicipal para cobrir os custos? Esperem e verão. Cumbica por exemplo é um destino comum de uber de várias cidades do interior e mais ainda dos municípios da Grande SP. Podem esperar... essas viagens após algum tempo serão mais caras, e a tendencia será se igualarem em custo aos táxis comuns. Perde o cidadão. Como sempre, que no final é quem paga tudo neste país.

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16 de janeiro de 2018 08:59 delete

Bom dia abram esse link e veja realmente oque eles fizeram. https://youtu.be/PPn0QLTQRyo

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17 de janeiro de 2018 21:33 delete

Preocupação com usuário ninguém tem,nem taxi, nem uber, pneu careca, carro batido, sinto quebrado, carro produto de estelionato famoso np, sem bala, sem agua, motorista com folha criminal,de boné, nos não cobravamos que taxistas andavam que nem mendingo,carro sujo, hoje parece que inverteu, ate os taxis tem bala, carros novos, uso os dois em horários distintos.Na empresa em que eu trabalho uso Rádio taxi (ótimo serviço) eles não falam um A, pois seu eu usuário ligo na companhia ele fica ate 15 dias sem trabalhar. Uber na paulista, Berrini, Moema e top, mas na periferia e em certos horários e um lixo. Sem contar quando a viagem e curta so falta os ser jogados do carro, mas quando é dinâmica somos tratados que nem um recém nascido! A fiscalização e sempre bom, tanto para vocês motoristas de aplicativos, como para nos usuarios, lembramos sempre em um passado recente da máfia dos perueiros! Vocês seram reconhecidos como profissionais e poderam exigir em um futuro próximo!

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19 de janeiro de 2018 19:43 delete

Comprem um taxi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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2 de março de 2018 08:57 delete

isso mesmo fila tripa, bexiga, rim e coração.

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26 de abril de 2018 13:25 delete

O governo sempre botando p lascar, bando de desgraçados

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7 de novembro de 2019 21:34 delete

Qual idade para ser um motorista uber?

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